The Tenth conference in the cycle in Portuguese Language,
Africa Sessions 10:
Terror ao Norte de Moçambique. Causas e Consequências para a Segurança Internacional
10 Abril de 2021 às 17h, (GMT – Lisbon Time).
- Luiz Lisboa, ex-Bispo de Pemba, antes de viajar para o Brasil no início deste ano, vinha avisando desde 2017 a Comunidade Internacional sobre a espiral crescente de violência na província de Cabo Delgado, em Moçambique. Afirmava com frequência que “…o povo tem andado de lá para cá, e de cá para lá, correndo atrás da própria vida…”.
A província de Cabo Delgado fica longe de quase tudo, no extremo norte de um país que tem múltiplos problemas de segurança e de subdesenvolvimento para resolver, e que sempre se centrou mais no sul do que no norte. São cerca de 2000 km entre Mocímboa da Praia ou Palma no extremo norte, na fronteira com a Tanzânia, nas margens do Rio Rovuma e a capital – a cidade de Maputo. Uma região que devido às suas riquezas naturais e essencialmente à exploração de gás natural na região de Pemba vem atraindo a atenção da Comunidade Internacional e das grandes empresas internacionais na expectativa de um lucro fácil e potencialmente seguro…
Contudo, nada é fácil, e muito menos seguro, nesta região ao norte de Moçambique. Precisamente em Mocímboa da Praia, onde os primeiros rumores de massacres indiscriminados e decapitações surgiram já este ano e o recente ataque a Palma com várias mortes e relatos de combate entre os terroristas e as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique transportaram o conflito para uma dimensão regional e global.
Importa perceber quais são as principais razões do conflito. Refletir sobre o impacto para a segurança das populações e para o desenvolvimento de Moçambique, e percecionar o contexto regional e internacional de intervenção. E ainda ver de que forma podem ser encontradas estratégias para pacificar e resolver um problema securitário que transportou Moçambique e a Província de Cabo Delgado para uma das regiões de maior conflitualidade em África e no Mundo.
PARTICIPANTES
Paola Rolletta
Paola Rolletta é jornalista italiana e foi correspondente da Agência LUSA, RTP e do semanário “EXPRESSO” de 1995 até 2002. Em 2002 mudou-se para Moçambique para trabalhar como gestora de um projecto sobre liberdade de imprensa e liberdade de expressão. Trabalhou em Moçambique como jornalista freelancer. Em 2018 regressou a Itália onde continua a sua actividade de jornalista independente, colaborando com vários órgãos de comunicação Portugueses e Moçambicanos.
Liazzat Bonate
Professora de História Africana na Universidade das Índias Ocidentais (UWI), Santo Agostinho em Trinidad e Tobago. Lecionou no Centro de Estudos Africanos e no Departamento de História da Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique. Mestrado em História Africana pela Northwestern University (EUA). Mestrado em Sociedades e Culturas Islâmicas pela SOAS (School of Oriental and African Studies), University of London, UK. Doutoramento em Estudos Históricos pela Universidade da Cidade do Cabo (2007). Pós-Doutoramento em “Públicos muçulmanos contemporâneos e ONG islâmicas internacionais em Moçambique” no Departamento de Estudos Religiosos e no Centro de Islão Contemporâneo da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul.
Jorge P. Silva
Jorge P. Silva, luso-moçambicano, licenciado em Relações Internacionais e Cooperação, especialista em Gestão e Desenvolvimento Sustentável dos Oceanos. Pesquisador de Ciência Oceânica do Oceano Indico. Analista de segurança marítima e segurança portuária. Consultor de inteligência marítima. Orador convidado de várias instituições nacionais e internacionais.
Emílio Jovando Zeca
Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre em Resolução de Conflitos e Segurança Nacional; Especialização em Segurança Nacional e Direito à Informação pelo Galilee International Institute de Israel; Licenciatura em Relações Internacionais e Diplomacia pelo Instituto Superior de Relações Internacionais de Moçambique; investigador do Departamento de Paz e Segurança no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais – CEEI/UJC de Moçambique. Especialista na área de Segurança Internacional, Estudos Estratégicos, Estudos de Segurança, Inteligência Governamental e Estudos de Paz e Conflito.
MODERADORES
Luis
Bras Bernardino
Luís Manuel Brás Bernardino é Tenente-Coronel de Infantaria do Exército Português, habilitado com o Curso de Estado-Maior e é membro da Direcção da Revista Militar. Foi Assessor Militar do General CEMGFA e professor de Estratégia e Relações Internacionais na Academia Militar em Lisboa. Detêm uma Pós Graduação em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), é Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa e Doutorado (2012) em Relações Internacionais pela mesma Universidade. Actualmente, desenvolve investigação no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) na vertente da segurança e defesa internacional, especialmente no continente Africano e na CPLP. Membro da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa, sócio correspondente do Centro de Estudos Estratégicos de Angola (CEEA), professor visitante na Universidade Lusíada em Angola (ULA), membro da International Political Science Association e é investigador no Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar (CINAMIL). Participa regularmente em seminários nacionais e internacionais e publica regularmente artigos em revistas da especialidade sobre a temática da segurança e defesa em África e da CPLP. Desempenhou funções de professor de Estratégia e Relações Internacionais na Academia Militar em Lisboa. Actualmente, desempenha funções no NATO Joint Force Command Brunssum (JFCBS), na Holanda.
Prof. Assis Malaquias
Professor e Director do Departamento de Estudos Globais e Assuntos Marítimos da California State University (Maritime Academy). Ele também é associado do Centro Corbett para Estudos de Política Marítima, King’s College, University of London. Foi Conselheiro de Segurança Marítima no Exterior no Africa Bureau, Departamento de Estado dos EUA e Director Académico de Economia da Defesa no Centro Africano de Estudos Estratégicos da Universidade de Defesa Nacional dos EUA. As nomeações anteriores do Professor Malaquias incluem: Reitor Associado de Estudos Internacionais e Interculturais e Professor de Governo na St. Lawrence University em Canton, Nova York; Professor Associado Extraordinário de Estudos Políticos da Universidade de Western Cape na África do Sul; e um professor visitante na Stellenbosch University, também na África do Sul. Tem um B.A. (Honras) em Ciência Política pela University of Winnipeg, um mestrado em Economia e um Ph.D. em Ciência Política pela Dalhousie University, Canadá. Suas áreas de especialização incluem Relações Internacionais, Estratégia, Segurança Internacional e Segurança Marítima.