The Tenth conference in the cycle in Portuguese Language,

Africa Sessions 10:

Terror ao Norte de Moçambique. Causas e Consequências para a Segurança Internacional

10 Abril de 2021 às 17h, (GMT – Lisbon Time).

 

    1. Luiz Lisboa, ex-Bispo de Pemba, antes de viajar para o Brasil no início deste ano, vinha avisando desde 2017 a Comunidade Internacional sobre a espiral crescente de violência na província de Cabo Delgado, em Moçambique. Afirmava com frequência que “…o povo tem andado de lá para cá, e de cá para lá, correndo atrás da própria vida…”.

    A província de Cabo Delgado fica longe de quase tudo, no extremo norte de um país que tem múltiplos problemas de segurança e de subdesenvolvimento para resolver, e que sempre se centrou mais no sul do que no norte. São cerca de 2000 km entre Mocímboa da Praia ou Palma no extremo norte, na fronteira com a Tanzânia, nas margens do Rio Rovuma e a capital – a cidade de Maputo. Uma região que devido às suas riquezas naturais e essencialmente à exploração de gás natural na região de Pemba vem atraindo a atenção da Comunidade Internacional e das grandes empresas internacionais na expectativa de um lucro fácil e potencialmente seguro…

    Contudo, nada é fácil, e muito menos seguro, nesta região ao norte de Moçambique. Precisamente em Mocímboa da Praia, onde os primeiros rumores de massacres indiscriminados e decapitações surgiram já este ano e o recente ataque a Palma com várias mortes e relatos de combate entre os terroristas e as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique transportaram o conflito para uma dimensão regional e global.

    Importa perceber quais são as principais razões do conflito. Refletir sobre o impacto para a segurança das populações e para o desenvolvimento de Moçambique, e percecionar o contexto regional e internacional de intervenção. E ainda ver de que forma podem ser encontradas estratégias para pacificar e resolver um problema securitário que transportou Moçambique e a Província de Cabo Delgado para uma das regiões de maior conflitualidade em África e no Mundo.

    PARTICIPANTES

    [extpsc id=”1103″]

    MODERADORES

    [extpsc id=”1105″]