The SEVENTH conference in the cycle in Portuguese Language,
Africa after Covid-19:
PERSPECTIVAS SOBRE A SEGURANÇA EM ÁFRICA
06 Fevereiro de 2021 às 17h, (GMT – London Time).
A pandemia Covid-19 chegou num momento de encruzilhada económica e geopolítica nos caminhos de desenvolvimento de muitos países africanos. Juntamente com as preocupações com dos sistemas de saúde, os impactos políticos, sociais, financeiros e tecnológicos da pandemia implicam uma grande complexidade, dilemas e responsabilidade adicionais aos processos de tomada de decisão em todo o continente.
O principal objetivo destas conferências online Africa Sessions – integradas na plataforma Global Strategic Platform (GSP) – apoiada institucionalmente pela California State University nos EUA e a Fundação Millennium BCP em Portugal – é promover o diálogo analítico entre especialistas sobre temas críticos e oportunos, utilizando a plataforma online para levar a discussão a um público amplo. O público-alvo inclui académicos, líderes empresariais, autoridades do governo, analistas, estudantes e o público em geral.
Em termos de formato, o Africa Sessions oferece debates online de 60 minutos com 4 especialistas e 2 moderadores com perguntas directas aos membros do painel. Nenhuma apresentação formal é esperada.
A nossa próxima Sessão, subordinada ao tema “Perspectivas sobre a Segurança em África”, terá lugar no dia 06 de Fevereiro de 2021, às 17h00, hora de Londres, através da plataforma Zoom.
Tópicos e questões específicas que pretendemos abordar durante a sessão certamente incluirão:
- Novas tendências globais geopolíticas (bipolarismo EUA vs China ao nível político, económico e tecnológico, bem como, o Papel da Rússia, Índia e Indonésia);
- Quais as implicações geopolíticas para África (estará África numa encruzilhada geopolítica)
- Covid 19 traz implicações económicas e sociais e talvez uma certa instabilidade politica em alguns países africanos. Haverá desafios ao nível da segurança ( marítima, terrestre, terrorismo, ciber segurança)
- Os conflitos internos , tais como, RCA; RDC; Norte Moçambique; Sudao Sul, poderão generalizar-se em Africa, devido à crise social e económica?
- Risco politico: retrocesso do processo democrático em Africa? Ao nível da segurança, quais as implicações?
participants
Luis
Bras Bernardino
Luís Manuel Brás Bernardino é Tenente-Coronel de Infantaria do Exército Português, habilitado com o Curso de Estado-Maior e é membro da Direcção da Revista Militar. Foi Assessor Militar do General CEMGFA e professor de Estratégia e Relações Internacionais na Academia Militar em Lisboa. Detêm uma Pós Graduação em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), é Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa e Doutorado (2012) em Relações Internacionais pela mesma Universidade. Actualmente, desenvolve investigação no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) na vertente da segurança e defesa internacional, especialmente no continente Africano e na CPLP. Membro da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa, sócio correspondente do Centro de Estudos Estratégicos de Angola (CEEA), professor visitante na Universidade Lusíada em Angola (ULA), membro da International Political Science Association e é investigador no Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar (CINAMIL). Participa regularmente em seminários nacionais e internacionais e publica regularmente artigos em revistas da especialidade sobre a temática da segurança e defesa em África e da CPLP. Desempenhou funções de professor de Estratégia e Relações Internacionais na Academia Militar em Lisboa. Actualmente, desempenha funções no NATO Joint Force Command Brunssum (JFCBS), na Holanda.
Miguel Ferreira da Silva
Académico, investigador e especialista em Segurança, Inteligência e Assuntos Internacionais, nomeadamente em assuntos relacionados com África. Atualmente é Diretor da Comissão de Estudo e Estratégia da Governação do Mar, Energia e Ambiente, da Universidade Lusófona. Anteriormente, foi Representante Sénior de Portugal no Africa Center for Strategic Studies (Washington, D.C.), de 2012 a 2015, e adido político na Embaixada de Portugal nos EUA. Formou-se em Direito pela Univ. de Lisboa, concluiu estudos de pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Católica Portuguesa, doutorado pela Universidade de Nottingham (Reino Unido) e especializações em Contraterrorismo e Segurança e Inteligência. Iniciou a sua carreira como Assessor Jurídico do Sector Público, leccionou na Universidade de Nottingham, representou o governo português no estrangeiro e é Assessor Jurídico Sénior da Autoridade Reguladora dos Media, sendo também Presidente fundador de uma partido político, Iniciativa Liberal, e uma associação europeia de praticantes de governança estratégica.
Francisco Proença Garcia
O Tenente-Coronel Francisco Proença Garcia (Reserva a seu pedido) é Professor Associado com Agregação no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Universitário Militar. Entre outras funções, foi representante nacional na Science and Technology Organization/North Atlantic Treathy Organization (2014-16), Chefe do Departamento de Estudos Pós-Graduados da Academia Militar (2014), Adjunto do General-Chefe do Estado-Maior do Exército (2011-14); Conselheiro Militar junto da Delegação Portuguesa na Organização do Tratado Atlântico Norte e da Agência Europeia de Defesa (2008-11), Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior de Comunicação Empresarial (2013); Vice-presidente do Centro de Investigação da Academia Militar (2002 e 2014), Oficial de Planeamento do Quartel-General do Comando do Setor Central da PKF/UNTAET em Timor-Leste (2001). Atualmente é Académico de número da Academia Internacional da Cultura Portuguesa/Ministério da Cultura e Diretor da Sociedade de Geografia. Tem 16 livros e várias dezenas de artigos científicos publicados nas áreas das Relações Internacionais, Estudos de Segurança e Estudos Africanos.
Felipe Duarte Pathé
Felipe Pathé Duarte (1980) é investigador e professor auxiliar na NOVA School of Law e Professor Auxiliar Convidado no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. É ainda consultor senior para as áreas de geopolítica e análise de risco na VisionWare, SA. Felipe é também analista residente de assuntos de segurança internacional na RTP. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra, fez mestrado e doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Católica. Foi investigador visitante na Universidade de Oxford e Homeland Security Program do Centre for Strategic and International Studies, em Washington DC. Integra o European Expert Network on Terrorism Issues e co-lidera o grupo de education & training da European Cyber Security Organization, da Comissão Europeia. Foi bolseiro Fulbright no programa US National Security Policymaking, a convite do Departamento de Estado Norte-Americano.
Felipe é ainda professor convidado no Curso de Estado-Maior Conjunto, Curso de Promoção a Oficial General e no Curso de Estudos Africanos no Instituto Universitário Militar e em vários cursos na Academia Europeia de Polícia (CEPOL). Recentemente, foi consultor da UNODC para questões de combate ao extremismo violento em Moçambique. É autor dos livros No Crepúsculo da Razão (2007), sobre o terrorismo do pós-Guerra Fria e Jihadismo Global: das Palavras aos Actos (2015), sobre o pensamento estratégico jihadista. Prepara outro sobre violência política, subversão e acção directa.
Chairs
Prof. Assis Malaquias
Professor e Director do Departamento de Estudos Globais e Assuntos Marítimos da California State University (Maritime Academy). Ele também é associado do Centro Corbett para Estudos de Política Marítima, King’s College, University of London. Foi Conselheiro de Segurança Marítima no Exterior no Africa Bureau, Departamento de Estado dos EUA e Director Académico de Economia da Defesa no Centro Africano de Estudos Estratégicos da Universidade de Defesa Nacional dos EUA. As nomeações anteriores do Professor Malaquias incluem: Reitor Associado de Estudos Internacionais e Interculturais e Professor de Governo na St. Lawrence University em Canton, Nova York; Professor Associado Extraordinário de Estudos Políticos da Universidade de Western Cape na África do Sul; e um professor visitante na Stellenbosch University, também na África do Sul. Tem um B.A. (Honras) em Ciência Política pela University of Winnipeg, um mestrado em Economia e um Ph.D. em Ciência Política pela Dalhousie University, Canadá. Suas áreas de especialização incluem Relações Internacionais, Estratégia, Segurança Internacional e Segurança Marítima.
Salim Valimamade
Salim Valimamade has an academic and business experience of 20 years in Angola and Portugal, mainly in fields like Banking, Education, Real Estate; Energy and Financial Services. Salim has been the Director of the executive programs of Catholic Luanda Business School, and Lecturer of Corporate Finance of Catholic University of Angola. He was responsible for courses like Financial Markets, Corporate Finance and Business Administration. He was also the Deputy Director of the Research Center of the Catholic University of Angola and also did many financial consultancies work in Angola in institutions like Ministry of Economics, Ministry of Finance, Stock Market Commission of Angola, Financial Services at KPMG e de Real Estate Imogestin. He holds a Master in Finance and Investment from the University of York.