The SEVENTH conference in the cycle in Portuguese Language,
Africa after Covid-19:
PERSPECTIVAS SOBRE A SEGURANÇA EM ÁFRICA
06 Fevereiro de 2021 às 17h, (GMT – London Time).
A pandemia Covid-19 chegou num momento de encruzilhada económica e geopolítica nos caminhos de desenvolvimento de muitos países africanos. Juntamente com as preocupações com dos sistemas de saúde, os impactos políticos, sociais, financeiros e tecnológicos da pandemia implicam uma grande complexidade, dilemas e responsabilidade adicionais aos processos de tomada de decisão em todo o continente.
O principal objetivo destas conferências online Africa Sessions – integradas na plataforma Global Strategic Platform (GSP) – apoiada institucionalmente pela California State University nos EUA e a Fundação Millennium BCP em Portugal – é promover o diálogo analítico entre especialistas sobre temas críticos e oportunos, utilizando a plataforma online para levar a discussão a um público amplo. O público-alvo inclui académicos, líderes empresariais, autoridades do governo, analistas, estudantes e o público em geral.
Em termos de formato, o Africa Sessions oferece debates online de 60 minutos com 4 especialistas e 2 moderadores com perguntas directas aos membros do painel. Nenhuma apresentação formal é esperada.
A nossa próxima Sessão, subordinada ao tema “Perspectivas sobre a Segurança em África”, terá lugar no dia 06 de Fevereiro de 2021, às 17h00, hora de Londres, através da plataforma Zoom.
Tópicos e questões específicas que pretendemos abordar durante a sessão certamente incluirão:
- Novas tendências globais geopolíticas (bipolarismo EUA vs China ao nível político, económico e tecnológico, bem como, o Papel da Rússia, Índia e Indonésia);
- Quais as implicações geopolíticas para África (estará África numa encruzilhada geopolítica)
- Covid 19 traz implicações económicas e sociais e talvez uma certa instabilidade politica em alguns países africanos. Haverá desafios ao nível da segurança ( marítima, terrestre, terrorismo, ciber segurança)
- Os conflitos internos , tais como, RCA; RDC; Norte Moçambique; Sudao Sul, poderão generalizar-se em Africa, devido à crise social e económica?
- Risco politico: retrocesso do processo democrático em Africa? Ao nível da segurança, quais as implicações?

