A Geopolítica do Petróleo e o Impacto Económico para Angola
The eighteenth conference, in Portuguese:
Africa Sessions 18
Tuesday June 14, 2022
18.00h – GMT (Lisbon Time)
Vivemos atualmente numa sociedade caracterizada pelo fenómeno da globalização crescente, com impacto na economia, finanças, no desenvolvimento e na segurança. Neste contexto geopolítico energético desafiante e complexo, as Organizações e os Estados assumem, cada vez mais, um papel de relevo na criação de condições de negócio no sentido de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
A geopolítica energética, nomeadamente as questões relacionadas com o gás natural e o petróleo e a necessidade urgente de acesso a novas e mais estratégicos mercados de hidrocarbonetos, motivado pela recente crise na Ucrânia, passou assim a dominar as agendas internacionais, ocupando grande parte das atividades e iniciativas estratégicas realizadas pelas Organizações e pelos Estados, num processo dinâmico e interdependente, mas nem sempre fácil e com consequências positivas.
Assim, a colaboração estratégica entre atores Estatais e não Estatais vem assumindo especial relevância na economia global, e especialmente em África onde existe uma janela de oportunidade para reforçar a sua presença no mercado global de hidrocarbonetos, beneficiando as economias regionais africanos e essencialmente os países produtores.
Neste contexto, existe para Angola uma reflexão que se torna necessária e urgente realizar, respondendo à sempre difícil questão de saber quais os reais impactos para Angola desta “nova” geopolítica do petróleo.
Neste paradigma inovador de economia global, para fazer face aos atuais desafios energéticos emergentes, importa assim analisar e debater sobre os principais desafios e oportunidades que se colocam aos Africanos e mais concretamente a Angola e face da “nova” geopolítica do petróleo no século XXI.
PARTICIPANTS
Salim Valimamade
Professor
Luís de Almeida
Professor
Luís Neves
Professor
MODERADORES
Francisco Proença Garcia
Professor Doutor
Luis Bras Bernardino
Coronel do Exército
Especialista em temas de Segurança e Defesa Africana
Membro da Global Strategic Platform (GSP)